terça-feira, 20 de novembro de 2007

5º Congresso Mundial de Salsa

O 5º Congresso Mundial de Salsa que aconteceu de 14 á 17 de novembro no coração de São Paulo foi um sucesso! Salas cheias, ótimos professores ministrando aulas que empolgaram e encantaram os alunos. Neste ano, além da salsa, o Conexión Latina incluiu o tango, samba e zouk com workshops distribuidos no Clube Homs e na academia Runner. No Clube Homs as aulas de salsa foram bastante disputadas, os alunos tinham dificuldade para escolher a aula mais interessante, e assim que terminava, corria para a próxima, fazendo desses dias uma maratona intensiva de aprendizado de novos passos e novas amizades criadas. A professora de danças Rose Silveira, além de ter ministrado aula de zouk dentro do evento participou também dos três dias de workshops de salsa e as noites bailes. "Os workshops foram de altíssimo nível e ótima metodologia e os professores franceses foram os melhores na minha opinião" disse Rose, e completou que todos foram bastante simpáticos e humildes, o que transpareceu no pós-aula. Ela destacou como fundamental a presença do professor Alex Lima, brasileiro muito reconhecido no exterior, especialmente na França que influênciou na confirmação de vários professores franceses no Congresso.
O único probleminha da organização foi a disposição e visualização dos horários das aulas que estavam apenas na entrada do clube e com letras pequenas e não havia flyer ou panfletos para ter em mãos. As pessoas usaram o Jornal Dance para conferir melhor a programação de aulas.
As três noites de bailes sempre cheios contaram sempre com apresentações primorosas de salsa, na sexta-feira com quatro lindas apresentações de zouk que empolgaram a platéia zoukeira. E nesta noite foi a única com banda ao vivo, a banda de zouk Zoukaliente.
O espaço sedido pela academia Runner para os workshops de samba e zouk foi essencial para essa parte do evento dar certo e a organização no geral estava ótima.
Tanto alunos, como professores e organizadores ficaram satisfeitos e felizes com o resultado final do evento. A coordenadora de tango, Alcione Barros disse ter ficado lisonjeada pelo convite para organizar e coordenar o tango no Congresso, pela visibilidade e oportunidade que os jovens podem ter para conhecer esse ritmo "o tango é muito sensual e complexo, e os jovens precisam conhecer esse ritmo" disse Alcione. Já Inácio Loiola, mais conhecido como Moskito ficou muito satisfeito com a organização do evento e o espaço sedido pela academia Runner, os professores que ele convidou ficaram muito felizes com o convite e os alunos com as aulas " os professores já me pediram para eu chamá-los para o próximo [Congresso]" me contou Moskito. Philip Miha, organizador do zouk, disse que está com a sensação de missão cumprida, pois há três anos tinha a intensão de fazer um Congresso em São Paulo e este superou suas expectativas " que é de engrandecer o congresso mundial de salsa, fazendo um congresso dentro do congresso" disse Philip. E concluiu dizendo que este foi o maior congresso de zouk já realizado no país, com três dias de workshops, bailes, apresentações, hospedagem, brindes e prêmios.
Pessoas de outros estados vieram especialmente para o Congresso, este foi o caso de Daniel F. Mouras, 24 anos que veio de Fortaleza para os três dias de workshops de samba, salsa e zouk, além de aproveitar também as noites de bailes "ano que vem venho de novo" disse Daniel.
Encontrei até um holandês, Benoit Schaaf que está á trabalho no Brasil e conheceu o zouk após uma pesquisa na internet e foi no Carioca Club que ele ficou sabendo do Congresso, "achei ótimo fazer três dias intensivo de aulas ao invés de três meses" disse Benoit, que agora se apaixonou pelo ritmo.

De acordo com os organizadores, o número de pessoas aumentou comparado ao ano passado e não houve nenhum imprevisto ou problema, tudo correu da forma planejada e literalmente, na maior alegria!

sábado, 17 de novembro de 2007

Congresso de Zouk


Bom, quero deixar claro que meu objetivo é ficar de olho na parte zouk do evento e o conteúdo deste blog não será o mesmo do que será publicado no Jornal Dance.

Acompanhei a expectativa do evento desde o dia 01/11, quando fui assistir as apresentações no Carioca Club e confesso que não me empolguei muito...
A coreografia apresentada pela Cia Philip Miha é bonita, com uma música brasileira (da Wanessa Camargo), bem elaborada, mas sem muita criatividade, grandes pegadas ou passos novos, que os zoukeiros não tenham visto ainda. Outro detalhe que me incomodou foi o figurino, neste dia não era dos mais bonitos, e as damas dançaram de sapatilha e sem uma atenção especial á maquiagem. Falo isso por ver que todos os outros estilos de dança as mulheres sempre dançam bem produzidas e de salto, o que dá um ar muito mais feminino e elegante á dança apresentada.
Na sequência teve apresentações de tango com gafieira da Cia Celso Gazú e por último de salsa, com o Clube Latino, e esse dois mostraram como se faz uma verdadeira apresentação, com coreografias criativas, bem elaboras, com "pegadas" de tirar o fôlego e animar o público, além da apresentação visual (cabelo e figurino) impecável.

A Cia Philip Miha tem força, reconhecimento e respeitabilidade em todo Brasil, consegue mobilizar todos os apreciadores do zouk, são bons desde a divulgação, organização de festas, até a escolha dos dançarinos que integram a equipe, por isso, o congresso com certeza será um sucesso.

Quarta-feira, 14/11, o Buena Vista abriu as portas para receber os professores, congressistas e quem mais quisesse fazer parte da festa e "abrir" o congresso. O que vi foi muita animação e integração entre todos, com as conhecidas "rodas" para um pouquinho de exibição (no bom sentido) e a apresentação dos professores Sidney e Vanessa, com uma música com abertura de capoeira e mostrarm um zouk limpo, de raíz, e outra, claro, da Cia Philip Miha com a mesma coreografia apresentada no Carioca Club.

Quinta-feira, 15/11 Começou o congresso de verdade com os workshops, e o pessoal conseguiu acordar cedo para lotar as 3 salas da Runner. Todos animados e empolgados com aulas e mesmo com o ar-condicionado ruim de uma das salas o pessoal não perdeu o bom humor!

Tivemos a surpresa da presença da Tv Band, que fez um link ao vivo para o Jornal São Paulo Acontece e na correira a assessora do evento e eu reuninos uma pequena turma do zouk e da salsa para dançar no Homs que naquela hora estava acontecendo os worshops de tango e não estava lá muito cheio e animado...
Mas conseguimos casais suficientes para ajudar no "cenário" da matéria e deu tudo certo.
A noite "pegou fogo" no Carioca Club, com apresentações com Rodrigo Delano (BH) com duas dançarinas e Philip Miha com Sheila Melo. Além da apresentação no palco dos professores participantes do Congresso.


Sexta-feira, 16/11 A animação e salas cheias permaneceram durante todo o dia. A melhor parte, com certeza foi a noite, com as espetaculares apresentações que quem estava lá teve o prazer de assistir (altíssimo nível!).

Foram quatro apresentações, sendo duas de casais (quase balé, perfeitas) e as outras duas de grupo, uma melhor que a outra, todas muito bem elaboradas, criativas e com pegadas fortes que levantaram o público.
Da esquerda para direita: Um dos melhores momentos da apresentação da Cia Philip Miha.
A direita: "Grand Finale" do espetáculo do grupo do professor Israel (DF).
Apresentações que agitaram e fizeram o público vibrar!


Da esquerda para direita: Alex Carvalho e Renata Peçanha (RJ).
A direita: Luís Florião e Adriana D´Acri (RJ).
Espetáculos!
Coreografias lindas, que encantou á todos.



O baile no Club Homs nesta noite estava lotado, mesmo quem não participou dos workshops compareceu para prestigiar o evento que contou com o rodízio dos melhores dj´s de zouk do Brasil e o show da banda Zoukaliente.


Banda Zoukaliente. Até criança entrou no zouk!




Congresso Zouk 2007 Israel, Patica e Cia - Club Homes




Congresso de Zouk - 2007 - Cia de Dança Philip Miha / Torre de BabelL


Sábado, 17/11 nesse último dia de evento todos os alunos continuavam dispostos a terminar a "maratona" de workshops e tiveram sorte, já que as aulas começaram após ás 14hrs. A integração e o espaço sedido pela academia Runner, somada á qualidade da organização e escolha dos professores garantiram o sucesso do evento. Não houve quem reclamasse, pelo contrário, todos adoraram e já aguardam o próximo congresso.

Uma das aulas ministradas por Philip Miha. Sala lotada.

Philip Miha, organizador da parte zouk do evento, definiu a experiência deste congresso como "missão cumprida" e disse muito feliz e satisfeito pelo resultado positivo. No final do dia agradeceu pessoalmente aos alunos e reuniu o máximo possível de pessoas lá presente para a grande foto (abaixo).


Foto geral após a última aula do Congresso.

Termino dizendo apenas: QUEM NÃO FOI PERDEUUUUUU!!!


Até a proxima!

Obs.: Peço desculpas pela qualidade baixa de algumas fotos.