terça-feira, 20 de novembro de 2007

5º Congresso Mundial de Salsa

O 5º Congresso Mundial de Salsa que aconteceu de 14 á 17 de novembro no coração de São Paulo foi um sucesso! Salas cheias, ótimos professores ministrando aulas que empolgaram e encantaram os alunos. Neste ano, além da salsa, o Conexión Latina incluiu o tango, samba e zouk com workshops distribuidos no Clube Homs e na academia Runner. No Clube Homs as aulas de salsa foram bastante disputadas, os alunos tinham dificuldade para escolher a aula mais interessante, e assim que terminava, corria para a próxima, fazendo desses dias uma maratona intensiva de aprendizado de novos passos e novas amizades criadas. A professora de danças Rose Silveira, além de ter ministrado aula de zouk dentro do evento participou também dos três dias de workshops de salsa e as noites bailes. "Os workshops foram de altíssimo nível e ótima metodologia e os professores franceses foram os melhores na minha opinião" disse Rose, e completou que todos foram bastante simpáticos e humildes, o que transpareceu no pós-aula. Ela destacou como fundamental a presença do professor Alex Lima, brasileiro muito reconhecido no exterior, especialmente na França que influênciou na confirmação de vários professores franceses no Congresso.
O único probleminha da organização foi a disposição e visualização dos horários das aulas que estavam apenas na entrada do clube e com letras pequenas e não havia flyer ou panfletos para ter em mãos. As pessoas usaram o Jornal Dance para conferir melhor a programação de aulas.
As três noites de bailes sempre cheios contaram sempre com apresentações primorosas de salsa, na sexta-feira com quatro lindas apresentações de zouk que empolgaram a platéia zoukeira. E nesta noite foi a única com banda ao vivo, a banda de zouk Zoukaliente.
O espaço sedido pela academia Runner para os workshops de samba e zouk foi essencial para essa parte do evento dar certo e a organização no geral estava ótima.
Tanto alunos, como professores e organizadores ficaram satisfeitos e felizes com o resultado final do evento. A coordenadora de tango, Alcione Barros disse ter ficado lisonjeada pelo convite para organizar e coordenar o tango no Congresso, pela visibilidade e oportunidade que os jovens podem ter para conhecer esse ritmo "o tango é muito sensual e complexo, e os jovens precisam conhecer esse ritmo" disse Alcione. Já Inácio Loiola, mais conhecido como Moskito ficou muito satisfeito com a organização do evento e o espaço sedido pela academia Runner, os professores que ele convidou ficaram muito felizes com o convite e os alunos com as aulas " os professores já me pediram para eu chamá-los para o próximo [Congresso]" me contou Moskito. Philip Miha, organizador do zouk, disse que está com a sensação de missão cumprida, pois há três anos tinha a intensão de fazer um Congresso em São Paulo e este superou suas expectativas " que é de engrandecer o congresso mundial de salsa, fazendo um congresso dentro do congresso" disse Philip. E concluiu dizendo que este foi o maior congresso de zouk já realizado no país, com três dias de workshops, bailes, apresentações, hospedagem, brindes e prêmios.
Pessoas de outros estados vieram especialmente para o Congresso, este foi o caso de Daniel F. Mouras, 24 anos que veio de Fortaleza para os três dias de workshops de samba, salsa e zouk, além de aproveitar também as noites de bailes "ano que vem venho de novo" disse Daniel.
Encontrei até um holandês, Benoit Schaaf que está á trabalho no Brasil e conheceu o zouk após uma pesquisa na internet e foi no Carioca Club que ele ficou sabendo do Congresso, "achei ótimo fazer três dias intensivo de aulas ao invés de três meses" disse Benoit, que agora se apaixonou pelo ritmo.

De acordo com os organizadores, o número de pessoas aumentou comparado ao ano passado e não houve nenhum imprevisto ou problema, tudo correu da forma planejada e literalmente, na maior alegria!

Nenhum comentário: