segunda-feira, 28 de abril de 2008

Zouk X Reggaeton

Por Liana Carolzinha

Muito se fala sobre as diferenças (ou não) sobre os ritmos, e muitos perguntam: reggaeton é zouk?

Para deixar claro as diferenças vou descrever brevemente cada ritmo.

O Zouk (como já muito bem explicado e definido pelo professor Luis Florião em tópico abaixo) é um estilo de música caribenha com forte presença em países que passaram pela colonização francesa como a Martinica e Guadalupe, é cantado, normalmente, em creolé, uma mistura da língua francesa com líguas africanas, estudos acreditam que a sua base rítmica pode ser oriunda da cultura árabe.
Já o Reggaeton é um ritmo caribenho também, mas que mistura reggae e hip-hop. Para muitos, é o "hip hop dos latinos". O nome Reggaeton, se dá à junção das palavras “reggae” e “maratón” (maratona) isso em 1994 e 1995, em Porto Rico e virou febre entre os jovens do Caribe, México, Europa, e EUA. O cantor mais conhecido é Daddy Yankee.
Outros ritmos como a salsa, rumba e mambo foram aos poucos sendo acrescentados nas canções conforme a criatividade dos artistas, e no decorrer do tempo começou a ser cantado em "spanglish", uma mistura de inglês e castelhano (espanhol), pois muitos artistas misturavam o reggae da Jamaica cuja língua oficial é o inglês, com os ritmos latinos onde o espanhol predomina. Normalmente fica em torno de 90 BPM, dá pra mixar com hip-hop e também com drum'n'bass que geralmente é o dobro, em torno de 180 BPM.
O reggaeton gera bastante polêmica entre a sociedade de vários países onde faz sucesso. Isso pelo teor pornográfico de algumas letras e também pela dança chamada "perreo" que consiste na imitação da posição sexual dos cachorros, em que o homem posiciona-se atrás da mulher, e ela se inclina com as mãos nos joelhos, e o resto... bom... é quase!
No Brasil, o Reggaeton foi bem assimilado pela cultura Hip Hop, principalmente nas pistas dos bailes de segmento black, onde o som bate pesado e ninguém fica parado, chegou pela voz dos grupos Motirô, Señores Cafetões, Klauss y Bruno, Mc Belê e Mc Mike e pela cantora Leilah Moreno. Neste caso se dança separado. Mas como não existem limites para a criatividade, criaram na capital de São Paulo, um novo jeito de dançar o reggaeton, em casal no ritmo zouk. Há quem diga que isso é uma tentativa de elitizar o Reggaeton, que na verdade tem muito mais a ver com as ruas assim como o rap e o ragga, do que com o zouk.
Isto é, o zoukeiros se influenciam e se identificam com a batida e ritmo do reggaeton, para muitos (os mais novos) tornou-se mais um derivado do zouk, assim como o zouk love ou kizomba.

Agora vai de cada um, cada zoukeiro defini-lo e/ou deixá-lo fazer parte das baladas zouk.
Bom, de acordo com a enquete no RitmoZouk, a maioria ainda prefere o som do zouk love.

3 comentários:

Anônimo disse...

A batida é igual então?

Tem como colocar uma amostra em mp3 de cada um (ou dar exemplos?)

CarlZouk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CarlZouk disse...

Ola galera, boa tarde!
sou do blog Biblioteca Zouk de A a Z.
blog criado para divulgar no Brasil o ritmo a dança e informações sobre essa coisa maravilhosa q é o zouk.
Estou seguindo seu blog, convido-a a seguir o no nosso blog Biblioteca Zouk de A a Z.
zoukdeaaz.blogspot.com

Voce encontra quase 2000 musicas, videos, historia do ritmo e dança, video clip, video aula, etc.
abraço.